Follow:
Blogosfera

9 Erros que bloggers iniciantes devem evitar

9-erros-que-bloggers-iniciantes-devem-evitar-cenasdumaraparigacomplicadaHello! ♥ Mesmo com poucas publicações (e tendo em conta que já apaguei imensas anteriormente), já sou blogger há um ano e, por isso, decidi que já estava na altura de partilhar os 9 Erros que bloggers iniciantes devem evitar.

1 — Não ter a página “Sobre”

Pode parecer uma coisa ridícula, mas falando por mim, quando entro pela primeira vez num blog, há 80% de hipóteses que eu leia a página sobre, porque eu gosto de saber quem está a falar para mim, de onde e porque o faz. Apesar de não ser dos erros mais apontados por todos, não deixa de ser uma coisa simples que é importante para quem está do outro lado. E claro, não esquecer de manter essa página atualizada!

2 — Um Layout feio, confuso ou com muitos gadgets

Eu não sou das pessoas que entram num blog novo e, se não gostarem do layout, saem para nunca mais voltar, pois se visito o blog é pelo conteúdo, não pelo cabeçalho. Mas ficariam surpreendidos pela quantidade de pessoas que o faz por não achar o layout atrativo.

Agora, quando ao mesmo ser confuso ou pouco prático… Dependendo da gravidade, isso já é capaz de me fazer não voltar a entrar no blog, mesmo que eu até gostasse do conteúdo, pois não há nada que me enerve mais do que estar a navegar numa página e não saber onde clicar para ir onde quero e ficar sem saber o que fazer. Nada!

Uma grande quantidade de Gadgets no blog pode inflamar os motivos acima, pois pode ser uma das razões que leva o layout a ser menos bonito ou a ficar ainda mais confuso. No entanto, se não me baralhar as ideias, não me faz grande diferença. Porém, se o leitor passar muito tempo no blog pode tornar-se cansativo.

3 — Imagens, Tipos de Letra e Cores que dificultem a leitura

As imagens eu deixo passar, mas se entrar num blog onde o tipo de letra é ilegível ou o contraste entre a cor do fundo e a cor das letras me faça dor de cabeça só de olhar dois minutos… Definitivamente não o torno a visitar, por mais excelente que o conteúdo seja.

4 — Descuidar a linguagem

Este erro é para mim quase tão mau como o que referi acima. Garanto-vos, do fundo meu coração, que quando vocês veem um erro ortográfico aqui no meu blog, ou foi de digitação, ou é mesmo porque me passou totalmente ao lado, até porque quando não tenho a certeza de como se escreve uma palavra, vou sempre verificar, sempre! Sou uma apaixonada pela língua portuguesa, por isso, nunca escrevo errado propositadamente e nada me irrita mais do que ver pessoas a “axaxinarem” esta bela língua deliberadamente. Nunca mais levo a pessoa, ou o blog, a sério! Daqui já podem concluir que eu não abandono um blog só porque escreveu “trcoado”, pois isso acontece a qualquer um.

5 — Não estabelecer objetivos

Sou completamente culpada do erro 5, 6 e quase do 7 e garanto-vos que eles estão muito mais interligados que o que vocês pensam!

Se não estabelecermos metas (e metas concretas para se cumprirem gradualmente, porque “ter um blog de sucesso” é a meta de qualquer blogger, mas só será atingido quando outras forem cumpridas) do que queremos no futuro bem próximo do blog, vamos estar praticamente a divagar sem rumo. É certo que podemos continuar a gerar conteúdo, mas nós sabemos que ser blogger não é só isso!

6 — Não publicar de forma regular

Se não temos metas, objetivos, não temos razão para publicar de forma regular e levar o blog “a sério”, sendo assim, publicamos de vez em quando, quando nos dá vontade. O problema é que, assim, os leitores não sabem o que esperar de nós, pois umas vezes ficam à espera de novidades durante semanas e outras vezes têm, no espaço de dois dias, duas publicações novas. A incerteza leva as pessoas, muitas vezes, a desistirem de frequentar o blog, o que leva a menos leitores, menos visualizações, menos tudo.

7 — Desistir depois de algum tempo

E lá continuamos a vida a publicar quando queremos, com a ambição de, eventualmente, o blog se tornar o mais visitado do país e o que acontece? Sem objetivos de curto prazo e sem estabelecer um compromisso com o leitor, não há quaisquer resultados!! A pessoa desanima e começa a publicar menos, acabando por desistir.

Nunca cheguei a desistir do blog e nem sabia de forma consciente que era isto que me estava a acontecer, porque eu tinha metas concretas para o blog, mas não fazia nada para as cumprir, os meses passavam e eu pouco me envolvia. Deixei arrastar durante um ano (!!) até que decidi que se era isto que eu queria, tinha de batalhar por isto e aqui estou eu <33

8 — A forma de divulgar o blog nos comentários dos outros blogs

Sou a favor de ir a outros blogs e deixar um comentário nosso com o link para o nosso blog no final. Eu faço isso e acho super saudável, mas temos que saber como divulgar.

Para começar, acho que é uma enorme falta de respeito para com o trabalho das pessoas não ler o post e comentar um “gostei muito” só para deixar o link no final. Dito isso, deve-se ler sempre a publicação antes de se comentar, é o mínimo, né… Aí podem surgir três situações e é assim que eu faço: 1) li, não gostei, não comento. 2) li, gostei, porém não sei o que falar, então não comento ou até digo o “gostei muito” mas não deixo o meu link, para a pessoa não pensar que comentei com intenções de obter visitas para o meu blog. 3) li, gostei, comentei decentemente, deixo o meu link.

Posso parecer muito chata ou rígida com este assunto, mas é um facto que as pessoas notam quando alguém realmente leu ou não e há quem não se importe com isso e há quem se importe. A diferença de um comentário com cabeça e um “concordo com a tua opinião” é que tanto podemos ficar com um blog a mais para a lista de sítios a divulgar, como podemos criar laços com a blogger. E garanto que a amizade ajudará muito mais.

9 — Plágio, escrever sem vontade e não dar opiniões

Juntei todos estes erros porque são bem simples e diretos. O que falar de plágio? Desde o primeiro ano da escola que aprendemos que não devemos copiar, porque é que na Internet haveria de ser diferente? E é mais fácil do que se pensa apanhar os plágios!

Os leitores conseguem perceber quando alguém escreve sem vontade, sem interesse e essa sensação é como uma doença contagiosa que o leitor também vai apanhar. Ele vai ficar desinteressado no que escrevemos e a vontade de visitar o blog não será tanta. E a falta de opinião do blogger é quase a mesma coisa para o leitor. Se estão a falar sobre alguma coisa, deem a vossa opinião sobre o assunto, porque com certeza o leitor podia ler sobre o mesmo tema em qualquer outro lado, contudo, se está no vosso blog, é porque quer saber a vossa opinião. E, no que se refere a resenhas de produtos, nunca mintam! Pois se disserem que o produto é bom, os leitores comprarem e não for, são leitores que irão perder para sempre!


Espero que tenham gostado das dicas, eu sei que faltam algumas, mas as que faltam eu não considero tão importantes ou nunca vi acontecerem.

Não se esqueçam de me seguir no Instagram e de deixar um comentário baby-fofo-gato aqui em baixo com aqueles que são para vocês os piores erros.

Até à próxima ♥

Comentários
Previous Post Next Post

♥ Vejam também ♥

41 Comments

  • Reply Thainá

    Gente, cometo muitos desses erros, que vergonha :(
    Não tenho metas e, consequentemente, não posto com frequência regular, além de não ter a página sobre porque eu não tenho a menor ideia do que por ali haha
    Depois desse post vou tentar mudar isso, obrigada pelas dicas!
    Beijos de luz ♡

    16 Dezembro, 2015 at 17:25
    • Catarina
      Reply Catarina

      Ahhh, mas é totalmente normal isso! Quando tiver metas definidas, vai querer lutar por elas! Olha, eu por acaso acho que sempre tive a página sobre, porque, como eu disse, como gosto de ver nas outras pessoas achava que fazia sentido eu ter, mas do que estava escrito não gostava nada. Então quando decidi que era hora de tornar o blog mais sério, eu vi várias páginas “sobre” dos blogs que mais gostava, para tirar os pontos principais que mencionavam e me interessavam, e foi assim que fiz o meu.
      Fico muito feliz por ter ajudado, obrigada eu!! Beijinhos ^-^

      16 Dezembro, 2015 at 17:32
  • Reply Analuiza

    Oi, Bom dia… Achei seu texto muito interessante, porque você aborda itens que nunca havia parado para pensar na importância de sua existência como o “sobre” para citar apenas um deles.

    O que me leva a ler (e ser fiel) um blog é sem dúvida o conteúdo, mas de fato ele precisa ser bem escrito e ter um lay out amigável para que eu volte ou mesmo leia o texto até o final.

    Parabéns! Ás vezes a gente deixa de escrever alguma coisa por parecer óbvia, quando na verdade estes compartilhamentos são muito uteis.

    Ats

    Ana

    14 Dezembro, 2015 at 13:52
    • Catarina
      Reply Catarina

      Pois é, eu acho o “sobre” muito importante, pessoalmente, porque sempre que eu visito um blog para conhecer, eu 99% das vezes vejo a página sobre porque gosto de saber quem está escrevendo para mim e como é a personalidade da pessoa.
      Ohh, ainda bem que achou útil, muito obrigada!! (:
      Beijinhos ^^

      16 Dezembro, 2015 at 17:16
  • Reply Rita

    Adorei ler o teu post, está muito bem feito! Não podia concordar mais contigo nestes erros terríveis que muito boa gente comete. Se há coisa que eu detesto é entrar num blog que está repleto de tralha e widgets. Claro que o layout é importante… mas há quem consiga estragar um bom layout com publicidades e montes de informação para além dos posts. =)
    Mas acho que o erro mais popular é não publicar de forma consistente…
    Continua a publicar bons posts como este :)
    Beijinhos*

    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    25 Novembro, 2015 at 21:19
    • Catarina
      Reply Catarina

      É verdade, eu também acho! E são coisinhas tão simples, a maioria delas (como os widgets a mais) que se pode resolver bem rápido e fazer toda a diferença!
      Eu por acaso não acho (não por ser culpada desse erro, porque sou, e muito!), porque se eu sei que aquela pessoa cria conteúdo bom, eu continuo seguindo, mesmo que demoro mais tempo para publicar, ou seja mais inconstante. Agora, se ela não escreve bem ou todo o layout é uma confusão, é a primeira e última vez que entro no blog da pessoa :/

      Muito obrigada pelo comentário,
      beijinhos ^^

      8 Dezembro, 2015 at 23:17
  • Reply Miguel

    Olá Catarina :’)

    Sem dúvida que a coleção do Gio Rodrigues vale por tudo o que disseste. Ele trabalha com todo o afinco e merece mesmo o maior reconhecimento. Não me restam quaisquer dúvidas porque sei perfeitamente que será capaz de levar Portugal às bocas do mundo. Pelo menos nós, portugueses, e ele merecemos isso e estamos gratos por conseguir dar esse passo na Moda Nacional.
    É um orgulho :D

    NEW DECOR POST | Bathroom Decor Ideas
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    9 Outubro, 2015 at 9:08
  • Reply Miguel

    Ahahah, peço mil desculpas, a sério! Não era minha intenção :D Aliás, a minha intenção é unicamente trazer-vos novos produtos, soluções baratas e coisas eficazes. Agora, tens de me prometer que se comprares para testar que fazes review :P Quero saber a tua opinião sobre este FABULOSO pó :b

    NEW FASHION POST | Autumn Winter’15 Wishes #2
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    21 Agosto, 2015 at 8:35
  • Reply Marli Neves

    Tenho que discordar no sexto erro. Eu publico quando posso, quando tenho tempo e quando me sinto inspirada para tal. Acho que publicar sem vontade, só para manter a regularidade é que pode acabar por destruir um blogue.
    De resto, concordo contigo em todos os erros (ups eu não tenho sobre mim no meu blogue, big error!!). Acima de tudo é importante que se faça com amor, com dedicação e se escreva porque se gosta de escrever, e não apenas para nos tornarmos “famosas”!

    GIVEAWAY de um colar de 2 camadas com a Timeless Thoughts ❀

    16 Agosto, 2015 at 15:45
    • Catarina
      Reply Catarina

      Claro que sim, eu também acho que não se deve escrever sem vontade, falo disso justamente no último ponto. Até porque na minha opinião, se pensarmos em começar um blog apenas para ficarmos famosas ou ganharmos dinheiro/produtos, acho que nem vale começar. Tem mesmo de se ter vontade e de gostar (:
      Beijinhos ^-^

      18 Agosto, 2015 at 1:42
  • Reply Miguel

    Então és como eu: looks básicos mas sempre com acessórios que marcam a diferença!!!
    Fico mesmo agradecido com esse feed maravilhoso <3 Sem dúvida que a vou chatear mais vezes. Modéstia à parte ficaram mesmo bem!!

    Tenho de concordar contigo em relação a estes erros. O que é certo é que muitos destes novos bloggers não têm objetivos… Ou melhor, o único objetivo é "ganhar" coisas e acabam por não ter noção de todo o trabalho que um blog dá! Certo ou errado? :P

    NEW POST: Catrice: Prime and Fine Pore Refining Anti-Shine Base
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    15 Agosto, 2015 at 9:44
    • Catarina
      Reply Catarina

      Ahah, de nada, Miguel (:
      Pois é, apenas pensam nos lucros e nem imaginam o trabalho que dá, depois fazem qualquer coisa mesmo, sem qualquer vontade só mesmo para ganharem coisas.

      Beijinhos ^-^

      20 Agosto, 2015 at 12:45
  • Reply Joana

    Olá Catarina! Vi o teu post no grupo de facebook e decidi vir dar uma espreitadela ao teu blog ja que sou novata nestas andancas ;) Sinceramente gostei bastante do ponto dos comentários! isso acontece especialmente no Instagram em que deixam comentarios so com smiles e de forma aleatoria. Acho que mais importante do que o numero de pessoas que nos acompanham é mesmo ter pessoas que gostam realmente do que escrevemos e seguem de forma atenta! :) Já dizia o ditado mais vale poucos mas bons!
    E já agora se quiseres dar feedback no meu blog aqui fica o link: http://belivingbeautiful.com/

    Grande beijinho e continua!

    12 Agosto, 2015 at 13:13
    • Catarina
      Reply Catarina

      Olá Joana (:
      Pois é, a gente encontra assim em todo o lado, tanto no blog, como no Instagram, como no Youtube e não podia concordar mais, pois é sempre bom saber que aquela pessoa está ali porque gostou do que saber que só comentou para deixar o link, né?

      Eu passo pelo teu blog sim, sem problema ^^

      Obrigada e beijinhos :D

      12 Agosto, 2015 at 16:34
  • Reply Isy

    Concordo plenamente! Tens toda a razão!

    Bjxxx

    12 Agosto, 2015 at 11:59
    • Catarina
      Reply Catarina

      Obrigada :D
      Beijinhos ^-^

      12 Agosto, 2015 at 16:30
  • Reply Rute Marques

    Adorei o post e concordo. Já cheguei a fazer os erros 5, 6 e 7. Mas outra coisa que eu odeio e quando publico algum comentário com a minha opinião é a blogueira não responde. Acho uma falta de respeito para com o leitor… Já me aconteceu ter uma duvida é a blogueira nem aí respondeu. Beijo

    12 Agosto, 2015 at 11:42
    • Catarina
      Reply Catarina

      Pois é, muito bem falado, Rute!! Eu estive mesmo para ter 10 erros, porque esse seria outro. Só não coloquei porque, falando por mim, quando comento nunca recebo um aviso no email a dizer que me responderam (e já confirmei indo as próprios blogs ver que elas me tinham respondido), então eu fico sempre na ideia que as pessoas me respondem mas eu é que não recebo notificações. Exceto, claro, quando faço uma pergunta, aí eu vou ver, sempre aguardando a resposta. Mas até hoje tive sorte, que sempre me responderam. Por isso é que não cheguei a apontar esse erro.

      Beijinhos ^-^

      12 Agosto, 2015 at 16:30
  • Reply Daniela

    Boas dicas! :D

    11 Agosto, 2015 at 18:33
    • Catarina
      Reply Catarina

      Obrigadaaa! Beijinhos ^-^

      12 Agosto, 2015 at 16:25
  • Reply Catarina Oliveira

    Como ainda hoje publiquei o meu primeiro post num blog que criei com uma amiga, não consegui evitar e tive de ler este post!! Apesar de nunca antes ter tido um blog, concordo plenamente naquilo que tu aqui escreveste. Cativaste-me ainda mais a ter super cuidado com o meu blog e a ser mais profissional.

    Beijinhos!

    11 Agosto, 2015 at 17:41
    • Catarina
      Reply Catarina

      Ohh, ainda bem que ajudei de alguma forma, fico feliz por isso! :D

      E eu irei passar pelo teu blog e da tua amiga, beijinhos ^-^

      12 Agosto, 2015 at 16:24
  • Reply Renata Moniz

    Olá Catarina! Boa, gostei do post! Criei um blog há pouco tempo, tem uma semana, e umas dicas deste género vieram mesmo a calhar :) ! Aliás, posso dizer que antes deste tive outro, que até já estava a ter algum sucesso, mas os objetivos dele eram tão pouco delineados que às páginas tantas já não sabia como, sobre e o que escrever. Espero que tenhas sorte no teu regresso aos blogs e não voltes a desistir. Bora lá, és mulher do norte, não desistas :)

    11 Agosto, 2015 at 17:36
    • Catarina
      Reply Catarina

      Olá Renata, obrigadaaa!! E fico muito contente que as dicas possam vir a ajudar-te. Eu antes do CDRC também tive uns 2 blogs, mas nunca sequer cheguei a divulgar nem nada, pois não estavam como eu queria e fiquei como tu, não sabia como, sobre e o que escrever, exactamente igual!

      Muito origada e não vou desistir mesmo, agora é para valer eheh Beijinhos ^-^

      12 Agosto, 2015 at 16:18
  • Reply Fabiana

    Muito bem citados os 9 erros concordo e confesso que já cometi alguns no início da vida de Blogger.

    http://www.blogfabianacarvalho.com

    11 Agosto, 2015 at 17:02
    • Catarina
      Reply Catarina

      Acho que toda a gente acaba comentendo um ou outro erro quando começa, por muito que se informe, acho que é algo normal.

      Obrigada e beijinhos ^-^

      12 Agosto, 2015 at 16:14
  • Reply Pedro

    Eu cometo os erros todos, penso que é tudo uma questão de foco e compromisso. Obrigado pelas dicas.

    11 Agosto, 2015 at 16:13
  • Reply Tiffany

    Olá Catarina,
    Gostei muito do teu post e não podia deixar de comentar, pois nós temos um blog muito recente. Tentamos não cometer nenhum dos erros que focas, mas claro que ninguém é perfeito!
    De qualquer forma, o tópico 8 é o que mais me perturba, porque honestamente ainda não comento muito em blogs de outras pessoas. Sou apologista de deixar coments positivos e estruturados, e aqueles que como dizes se nota que nem leram o post…. Não seria capaz de o fazer!
    Assim sendo, deixo-te aqui um beijinho e o blog se quiseres ir espreitar e deixar o teu feedback! :)

    11 Agosto, 2015 at 15:28
    • Reply Tiffany

      Bem se nota que não estou habituada! :(
      Não evidenciei o blog…. http://www.ukuhamba.pt
      Beijito e desculpa

      11 Agosto, 2015 at 15:30
    • Catarina
      Reply Catarina

      Acabei de ver o vosso blog e é tão fofo! E agora fiquei com vontade de saber o porquê dos vossos apelidos (lá estou eu sempre a ler a página “sobre” :D ) e também vou participar do passatempo! Mas tudo a seu tempo porque eu vou passar por lá de novo para comentar muito ^^
      E olha, eu era igual a ti, quando comecei a comentar também me esquecia SEMPRE de deixar o meu link e também nunca fui capaz de nem ler e deixar um comentário qualquer só para deixar o link, mas isso não é algo mau, então…

      Obrigada e beijinhos ^-^

      12 Agosto, 2015 at 16:12
  • Reply Cristiana Tavares

    Olé, sou nova no teu blog e inclusive como blogger, mas realmente, agora que penso bem, tens toda a razão!
    Vou fazer para seguir os teus conselhos e parabéns, tens um blog bastante apelativo. beijinhos :)
    http://deixa-me-contar-te.blogspot.pt/

    11 Agosto, 2015 at 15:06
    • Catarina
      Reply Catarina

      Ohh obrigada e boa sorte como blogger <3
      E eu passei pelo teu blog e o layout é muito fofo!! Mas passarei lá de novo para comentar!

      Beijinhos ^-^

      12 Agosto, 2015 at 16:03
  • Reply Marta Rodrigues

    Excelente post. Admito que, com os erros, até deixo passar. Há uma grande diferença em pequenos erros de falta de atenção (falta um “s” ou assim) ou escrever houveram.
    A parte que gostei mais foi mesmo sobre os comentários. Juro que me irrita imenso receber “adoro” com duas linhas de auto-promoção. Neste aspecto sou exactamente como tu: leio sempre e comento com pés e cabeça.

    Marta Rodrigues, Majestic

    11 Agosto, 2015 at 15:02
    • Catarina
      Reply Catarina

      Obrigada <3
      Pois é, acho realmente desagradável e desnecessário, até porque não custa ler o que as pessoas preparam com tanto trabalho, né?

      Beijinhos ^-^

      12 Agosto, 2015 at 16:00
  • Reply Joana Sousa

    Excelente post! O meu blog um mesinho pequenino mas já sou leitora de muitos há muitos anos, e para mim os piores erros são:
    1. Erros ortográficos. Fujo a sete pés!
    2. Falta de conteúdo/interesse. Posts “só porque sim” não apelam a ninguém!
    3. Layout mauzinho. Esta não consigo perdoar, embora o que me prenda seja o conteúdo, claro. Mas o layout revela muito sobre o blogger e apela aos sentidos do leitor, não dá para contornar!

    E agora em jeito de despedida, cometo o oitavo pecado! :D Jiji

    11 Agosto, 2015 at 14:56
    • Catarina
      Reply Catarina

      Obrigada <3 E não cometes pecado nenhum, tal como eu falei, acho super saudável comentar e deixar o link ^^
      É, de facto também tenho que concordar que o layout mostra muito sobre o blogger, tens razão!

      Beijinhos e passarei no teu blog para ler ^^

      12 Agosto, 2015 at 14:46
  • Reply Pedro Cipriano

    Concordo inteiramente. Estes erros fazem a diferença entre um blogue que mantêm seguidores fieis e os que necessitam sempre de se estar a promover para terem visitas. Já cometi o 5, 6 e 7 noutros projectos e a diferença foi abismal quando planeei as coisas.

    11 Agosto, 2015 at 14:46
    • Catarina
      Reply Catarina

      Pois é, concordo inteiramente! Tal como eu falei, eu nunca cheguei a desistir deste blog, mas a realidade é que agora que planeio minimamente as coisas e estou a tentar cumprir os objectivos que estabeleci, parece que estou mais entusiasmada para escrever e isso reflecte no resto das coisas.

      12 Agosto, 2015 at 14:43
  • Reply Sandra Carter

    Não podia concordar mais! Este é o tipo de post que qualquer blogger iniciante deve ler. Linguagem descuidada, plágio e spam são erros que eu não perdoo ><

    10 Agosto, 2015 at 23:31
    • Catarina
      Reply Catarina

      Pois é, para mim também são as piores, sem dúvida alguma!

      Beijinhos ^-^

      11 Agosto, 2015 at 2:48

    Leave a Reply