Follow:
Universidade & Estudos

Candidatura à Universidade + Esclarecimento de dúvidas

Olá pessoas! ≧◡≦

Pois é, como podem perceber pelo título, neste post falarei da minha candidatura à faculdade e ainda esclarecerei algumas dúvidas acerca das cadeiras optativas, mudanças de curso e pedidos de transferência.

Acabei agora mesmo (ou há três horas atrás) de me inscrever online para a primeira fase de candidaturas da universidade. As inscrições começaram no dia 17 de Julho, e acabam este mês, no dia 8. Se quiserem ver todo o calendário universitário podem aceder aqui.

Demorei muito tempo para me inscrever pois tinha muitas dúvidas que precisavam ser tiradas, mas a vontade de ligar para a DGES era nula, uma vez que não os vejo com muitos bons olhos. Acabei por não ligar à DGES, mas sim para a FPCEUP, a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto. Posso-vos garantir que das duas vezes que liguei fui atendida rapidamente por duas pessoas diferentes, mas ambos eram simpáticos e tiraram-me as dúvidas com paciência (eu sou daquelas que faz mil e uma perguntas, é verdade!) e calma, sem nunca me tentarem despachar ou fazer como a secretária da ESMAE que simplesmente dizia “menina, pode encontrar essa informação na internet” – isto para todas as perguntas que eu coloquei.

candidatura-para-universidade-esclarecimento-de-duvidas-cenasdumaraparigacomplicada

Como podem ver na imagem acima, escolhi Psicologia, no Porto, como primeira opção. No entanto, o meu problema era a segunda opção. Isto porquê? Porque eu precisava de saber qual seria melhor, entrar em Ciências da Educação e pedir mudança de curso, ou entrar em Psicologia em Braga e pedir transferência, ambas para pedir no final do primeiro ano.

Para quem está interessado em seguir Psicologia, no Porto, mas não tem a certeza que consegue entrar pelas fases de candidatura ao ensino superior, como eu, provavelmente vai querer continuar a ler.

candidatura-para-universidade-esclarecimento-de-duvidas-cenasdumaraparigacomplicada

Pois então, quando dei de caras com o Plano de Estudos do Mestrado Integrado de Psicologia, quase morri, não só por achar que eram muitas cadeiras (7) para um semestre só, comparando com os mais variados cursos que pesquisei na net (em Braga, por exemplo, são quatro), mas também por não compreender a “Optativa do 1ºsemestre”.

O que significa Optativa do 1ºSemestre?

Quando à primeira cadeira optativa, tem um factor engraçado, que é… não é uma optativa, é obrigatória. Para começar, “optativa” não é para se vocês querem ou não ter a cadeira (poderiam querer só para “encher currículo), somos obrigados a tê-la, o que podemos escolher é qual cadeira é que vamos ter. Coisa que também não ocorre no primeiro semestre. Quem vai de humanidades vai ter “Introdução à Genética Humana” e quem vai de Ciências terá “Escrita e Ciência”, ponto final.

E agora temos a do segundo semestre. Esta não são eles que mandam, porém, eles aconselham o povo de psicologia a seguir “Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal”, a outra opção é “Qualquer unidade curricular da Universidade do Porto”. Como quem diz “podes escolher a cadeira que queres, pode ser de qualquer faculdade, mas tem que ser obrigatoriamente na UP (Universidade do Porto)”. Fazes um contrato de estudo com a FPCEUP e depois vais à faculdade onde vais fazer essa cadeira optativa à tua escolha, de forma a encontrares um horário da cadeira que combine com o teu.

Critérios para Mudança de Curso

Contando que não entro na minha primeira opção de candidatura, tinha que ter uma segunda opção que me fizesse, no final do ano, ter hipótese de entrar em psicologia, no porto, mas qual seria melhor, mudança de curso ou transferência de outra faculdade, mas já no curso certo? Tanto para uma como para outro, são apenas 6 as vagas abertas para o primeiro ano. Portanto estou a rezar para conseguir entrar à primeira, pois não quero “perder” um ano na faculdade e mesmo assim não conseguir entrar.

Os critérios para mudar de qualquer curso para psicologia, são:

candidatura-para-universidade-esclarecimento-de-duvidas-cenasdumaraparigacomplicada

1º- quanto mais alta, melhor; 2º- quanto mais novo, melhor; 3º- quanto mais cadeiras optativas equivalentes com os dois cursos, melhor, no entanto, esta terceira opção não interfere com quem pede mudança de curso no final do primeiro ano.

Usei numeração porque a primeira coisa que eles vêem é a nota mais alta e só quando as notas de candidatura são iguais, é que eles vão ao ponto 2.

Critérios de Transferência

Sobre as transferências, eu apenas perguntei o que tinha haver comigo, então o que eu sei são os critérios de transferência para mudar de outra universidade (a do Minho) para a universidade do porto, mas do mesmo curso (psicologia), e são:

candidatura-para-universidade-esclarecimento-de-duvidas-cenasdumaraparigacomplicada

Ao contrário da mudança de curso, aqui não usei numeração, porque me esqueci de perguntar se eles primeiro vêem uma coisa e depois a outra, ou se fazem as duas ao mesmo tempo. Mas, tal como acima, quanto mais alta a nota de candidatura, melhor. A média refere-se às nossas notas neste primeiro ano de faculdade, portanto, quanto mais altas, melhor.

(…)

Então é isso, pessoal, peço desculpa pelo post completamente gigantesco, mas se é para informar, ao menos informo tudo que sei.

ps: só para referir mais uma coisa. Acabei por preferir a mudança de curso à transferência porque ouvi dizer que no primeiro ano da faculdade é complicado tirar boas notas, e não vou arriscar não entrar em psicologia no porto, por não ter tirado as notas que devia.

Até à próxima ♥

Comentários
Previous Post Next Post

♥ Vejam também ♥

4 Comments

  • Reply Joana Mendes

    Possivelmente vamos ser colegas Catarina, dado que pedi transferência para Psicologia na UP haha
    Definitivamente seria bom ter uma cara familiar se entrar
    Espero ver-te por lá :)

    8 Agosto, 2015 at 12:11
    • Catarina
      Reply Catarina

      Olá Joana ^^
      Pois, mas eu acabei por não entrar em psicologia, entrei em Ciências da Educação, o que não faz grande diferença pois a faculdade é pequena, toda a gente se conhece :D
      Tu vais para o primeiro ano ou para o segundo?
      Mas eu lá estarei, claro, vemo-nos lá!!

      Beijinhos ^^

      8 Agosto, 2015 at 13:18
      • Reply Joana Mendes

        Ainda não sei bem por causa das equivalências mas possivelmente devo andar a saltar entre os 2 anos. Mas vais continuar em ciências da educação na mesma ou vai tentar mudar de curso?
        Btw não foste ao teatro este ano, foi melhor que o ano passado até porque percebias realmente o texto xd

        8 Agosto, 2015 at 16:24
        • Catarina
          Reply Catarina

          Ahhh, está bem, está bem. E estás a pensar ir para a praxe? Eu vou continuar em CE, psicologia já não me interessa mais e, apesar de não estar a gostar deste curso, pelo menos já tenho um ano feito, agora só faltam dois.
          Fui sim senhora, fui no dia 4, com a Diana, estávamos mesmo na primeira fila, mesmo no meio ^^ Estava muito bom o teatro, e era sem dúvida uma peça muito mais fácil de se compreender, quem estava do lado de fora conseguia perceber (mesmo que eu tenha aparecido num dos ensaios e tenham-me contado e explicado com era a história ihih).

          8 Agosto, 2015 at 20:02

    Leave a Reply