Follow:
Filmes & Séries & Animes, Livros & Textos

Eu vi e li: The Hunger Games – Mockingjay (Parte 1) – resenha

the-hunger-games-mockingjay-parte-1-resenha-cenasdumaraparigacomplicadaOlá gente, como é que vocês estão?

Eu estou happy O(≧∇≦)OE sim, tudo porque sábado (dia 22) fui com o ma love ver o terceiro filme da trilogia do The Hunger Games, depois de ter acabado o respetivo livro uns dois ou três dias antes.

Esta ida ao cinema já conta como a primeira “ir ao cinema 10 vezes durante o projeto”, da minha lista do 101 coisas em 1001 dias, mas porque eu sou parva e não me lembro das coisas, adivinhem o que eu fiz? Fui, vi a primeira metade do filme, deixei passar o intervalo, vi a segunda metade do filme e vim-me embora sem tirar uma única fotografia! Porquê? Porque eu sou parva, já tinha dito! Como é suposto eu fazer um post sobre o avanço da minha lista se não tenho quaisquer provas?

Opinião sem spoilers:

Anyway, eu AMEI o filme! Quem viu os dois filmes anteriores e tem expectativas para este, garanto-vos, não serão desapontados! Aconselho vivamente a irem ver e caso haja coisas que não percebem no filme, leiam os livros (ou simplesmente perguntem a alguém que leu), principalmente se for algo relacionado com os sentimentos da Katniss. Eu explico: como os livros são em 1ª pessoa, nós sabemos constantemente o que protagonista vê, sente e pensa, o que no filme não dá para colocar. Pelo menos não os pensamentos. Em contrapartida, ficamos sem saber as coisas que a Katniss também não sabe. Este facto explica também o porquê de existirem cenas no filme que não existem nos livros e também para permitir que as pessoas que viram os filmes sem lerem os livros compreendam o que está acontecer. Li recentemente uma entrevista da Jennifer onde ela dizia que os espetadores ficariam entusiasmados com essas cenas, uma vez que no livro sabemos o que a Katniss, no filme sabemos o que acontece ao redor dela e, principalmente, o que está a acontecer na Capital.

Opinião com spoilers:

Mantenho tudo que referi acima e agora, leitoras do livro, comentemos aquela cena em que a Katniss vai ver o Peeta pela primeira vez depois de ele ter sido resgatado? Se calhar foi um exagero de violência em relação ao livro, no entanto, achei a cena absolutamente brutal!

E aquela cena num dos distritos quando os rebeldes rebentam a barragem? Confesso que fiquei meio reticente, uma vez que essa parte não existia, contudo se eu mudar a minha perspectiva para o que a Jennifer disse, a cena faz sim sentido e foi muito bem colocada. Até porque, independentemente de existir ou não, também foi um estrondo cinematográfico! Porém, e aquela cena que eles ainda estão na missão de resgatar o Peeta? Ao contrário da história da barragem eu ODIEI aquela passagem. Se fôssemos só nós a ver compreendia-se, mas a Katniss não devia estar a ver nada daquilo, muito menos ter aquela conversa com o Snow. Não dá, não engulo. Essa foi definitivamente a pior cena do filme!

Falando em cena da barragem, comentemos o mau, péssimo e horrendo uso que eles (realização e essas coisas) deram à música da árvore do enforcado? A música tem um significado profundo no livro e eles simplesmente usam a música para pôr os rebeldes a cantar e mandar barragens abaixo?! Não gostei, para isso nem punham a música no filme, faziam-me mais feliz! Espero bem que na segunda parte lhe dêem o devido crédito, o que já prevejo que não vai acontecer!

Em contrapartidas às coisas negativas que acabei de dizer, achei fantástico que tivessem realmente mostrado a parte emotiva da heroína. O meu namorado chegou a comentar que não gostou que ela aparecesse sempre a chorar e triste, mas é exatamente assim que ela aparece no livro e tudo tem uma explicação, que está bem à vista de todos. Não é preciso ler nada para saber o porquê da tristeza dela. Gostei não só por ser fiel ao livro, mas porque mostra o lado fraco dos protagonistas, coisa que não acontece na maioria dos filmes. Acontece sim eles estarem a perder contra o mau da fita, ou ficarem para trás no que quer que seja, mas isso é um “fator exterior”, nunca mostra a destruição e insegurança reais que o protagonista sente. São sempre caracterizados como fortes, capazes de ultrapassar tudo sem realmente baterem no fundo, coisa que definitivamente não acontece no The Hunger Games.

Trailer

Sinopse

Depois de resgatada da arena, Katniss Everdeen é levada para o distrito 13, com o conhecimento que o seu distrito foi destruído. Aí ela conhece a Presidente Coin, torna-se o símbolo da rebelião enquanto tenta manter a família em segurança e salvar Peetar do Capitólio.

Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Donald Sutherland, Philip Seymour Hoffman
Realizador: Francis Lawrence
Género: Ação / Aventura
Duração: 123 min.
Produtora: Lionsgate


Em resumo, adorei o filme, aconselho a irem ver e se ainda não viram e estão fora deste fenómeno mundial, não se preocupem. Eu também só comecei a gostar de Harry Potter depois de todos os livros terem saído e já estar a sair o quarto ou o quinto filme. Basta verem agora o primeiro e ficarem apaixonados pela trilogia do THG como eu fiquei.

Até à próxima ♥

Comentários
Previous Post Next Post

♥ Vejam também ♥

No Comments

Leave a Reply