Follow:
Livros & Textos

Nas Asas da Net de Avelino Rosa

Olá pessoas!!

nas-asas-da-net-de-avelino-rosa-cenasdumaraparigacomplicadaMais uma vez, lamento o meu desaparecimento, mas esta semana foi a Semana da Academia do Porto e eu quis aproveitá-la ao máximo, coisa que não fiz o ano passado como caloira, (como podem ver aqui!) porque não tive oportunidade de ir a algumas atividades. Este ano só não fui ao Cascuspaper porque tive de ir trabalhar e não fui hoje, Domingo, à Latada. O ano passado aproveitei a minha Latada ao máximo, por isso usei o dia de hoje para poder descansar, estudar e atualizar o meu baby blog! <33

Contudo, o que realmente me trouxe aqui hoje foi o livro “Nas Asas da Net”. Vocês sabem que eu ganhei este livro de um passatempo do Blogs Portugal em parceria com a Chiado Editora. E vocês também sabem que eu adoro receber coisinhas, por isso fiquei mega contente quando recebi o email do Blogs Portugal a dizer que eu tinha sido a vencedora. Entretanto, a realidade é que eu fui a vencedora não por ter recebido o livro, mas sim por ter tido a oportunidade de o ler!

Eu passo a explicar!

Como vocês sabem, eu gosto de ler diversos géneros literários e não sou, definitivamente, uma pessoa que julga os livros pela capa. Se passar numa livraria ou num supermercado, o que me chama a atenção é, primeiramente, o título. E se este for atrativo, passo para a Sinopse, independentemente de como é a capa. O que aconteceria com este livro, se o visse à venda, seria que eu não o ia comprar, nunca na minha vida! Porquê? Porque o título é atraente (e já agora, a capa também é interessante), mas depois de ler a sinopse, nunca que eu iria querer lê-lo. Passemos à sinopse:

«”Nas Asas da Net” é um ensaio sobre os relacionamentos através dos chats, em particular quando o virtual conduz os internautas à realidade. Esta, apesar do conhecimento mútuo adquirido na Web, nem sempre corresponde ao ideal que vai sendo construído ao longo do tempo.

Este romance tenta retratar e propor uma análise deste fenómeno, muito mais abrangente do que se possa imaginar. Desde a normal conversa nos chats, passando pelo sexo virtual, até uma vida real a dois. A internet revela-se como um meio poderoso que, quer se goste ou não, mudou os nossos hábitos, criando uma nova cultura.»

Não acho que esta sinopse seja minimamente intrigante e, pior que isso, deixa o livro com um aspeto totalmente científico, como se de um estudo se tratasse. Claro que podemos ver um pouco desse lado no livro, mas o que está nestas 94 páginas impressas vai tão mais além disso, toca em tantos temas, em tantas vertentes para além do que diz a sinopse que, de forma alguma, acho que esta faça jus ao livro.

Foi exatamente esta sinopse que me dificultou a vida. Deu-me uma ideia errada do livro e por isso demorei imenso tempo a começar a lê-lo. Deixava o assunto arrastar, até que decidi dar a sua devida chance. E foi aí que eu agradeci muito mentalmente por ter tido a oportunidade de ler o livro e à Blogs Portugal por ter sido a responsável por isso!

Avelino Rosa, o autor, fala de muito mais do que apenas uma relação que começa pela internet e cresce a partir daí. Fala-nos em vários aspectos não só de relações, virtuais ou não, como também de aspectos pessoais, de coisas que são comuns a toda a gente e que nos fazem pensar.

Através de um discurso leve, fluído e conciso, Rosa transporta-nos pela sua história facilmente, sem nos depararmos uma única vez com momentos mortos ou chatos. As descrições do ambiente existem apenas na sua quantidade necessária para compreender a cena, levando a perceber que o importante é, sem dúvida, o diálogo entre Isabel e Carlos e o que ambos pensam e sentem. Também fomos abençoados com flashbacks das personagens, mas, como tudo o resto, foram introduzidos na perfeição, com uma enorme pertinência e apenas mostrando o essencial.

Só agora vim fazer a review do livro, mas já o li há bastante tempo e quando comecei, não quis mais parar, por isso li-o bem rápido.

Resta-me apenas dizer que aconselho vivamente a leitura do livro “Nas Asas da Net”, não se deixem, de forma alguma, levar pela sinopse, ou pelo facto do livro ser pequeno (há quem não ache livros fininhos interessantes), pois garanto-vos que será uma ótima leitura e terão uma agradável surpresa. Não podia aconselhar mais!

Espero que tenham gostado, e não deixem de me dizer nos comentários a vossa opinião acerca deste livro.

Até à próxima ♥

Comentários
Previous Post Next Post

♥ Vejam também ♥

4 Comments

  • Reply Helena

    Boa noite. Gostei da descrição como a história a cativou. Normalmente não ligo às sinopses nem às críticas, gosto de “namorar” os capítulos de um livro, se despertam a minha curiosidade passam a ser companheiros dos momentos de quietude e reflexão. Este aborda uma realidade muito atual. A história flui com tanta naturalidade na linguagem e nas emoções que transmite que é delicioso de ler. Fiquei curiosa sobre outras obras do autor. Em http://www.amazon.uk.co encontrei “O meu vício és tu” , com uma história encantadora que aconselho a leitura. Na página web do autor “www.avelinorosa.com” Temos um ótimo espaço de leitura.

    6 Janeiro, 2016 at 23:54
    • Catarina
      Reply Catarina

      Boa noite (:
      Eu também não ligo às críticas, aliás, não ligo porque nem sequer leio críticas antes de ler determinado livro, só depois, para ver se as opiniões são as mesmas que a minha. Quanto às sinopses, confesso que já dou uma relativamente importância. Não que elas interfiram com a qualidade do livro, nisso não acredito, mas para mim é o que cativa os leitores a se interessarem no livro. E no caso deste livro, por exemplo, foi a melhor decisão que tomei não ter ligado à sinopse, que não gostei, pois adorei o livro!
      Sim, eu sei que tem um novo livro e com certeza irei lê-lo, já sei de antemão que irei gostar!

      7 Janeiro, 2016 at 1:00
      • Reply Helena

        :-)

        7 Janeiro, 2016 at 1:32
  • Reply Miguel

    Muito, muito obrigado :P
    Quando não tenho que fazer invento sempre alguma coisa. Por acaso fiquei a gostar imenso do resultado!
    Ahhaha, sério?! Então depois mostra-me :D

    Realmente o livro é bem interessante!! Gosto quando me cativam só pela sinopse e este cativou-me num todo! A tua review está ótima. Vou ter de o procurar na Biblioteca Municipal :D

    NEW PERSONAL POST | All about my ACCESSORIES, my DETAILS
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    13 Novembro, 2015 at 8:04
  • Leave a Reply