Follow:
Universidade & Estudos

Universidade – A falta de informação

Olás para vocês!

É irritante a falta de informação que temos acerca do assunto universidade/ faculdade/ cursos” e como tudo se gere. O que é que eu consegui encontrar na internet até agora? Apenas os cursos, as universidades e as médias (que são basicamente as notas do último colocado para cada curso). Sim, para muitas pessoas deve ser suficiente, e, para mim o ano passado foi, mas apenas porque eu tinha na cabeça que queria entrar para a faculdade e não tive qualquer critério nas minhas escolhas. Acabei por entrar numa cidade que eu não queria (em Coimbra), num curso que não é realmente o que eu quero (Ciências da Educação). Se bem que a parte do curso já é culpa minha, porque não tinha nota de candidatura suficiente para me candidatar a melhor. A sério, se vocês querem ter opções de escolha para a faculdade, estudem durante os 3 anos de secundário. De qualquer forma, isso é um assunto para outro post.

No entanto, este ano é diferente. Eu quero ter a certeza que vou para o curso certo para mim, como também para a faculdade certa. Neste momento eu quero mesmo ingressar em Psicologia. Aliás, fiquei um ano de fora mesmo com o propósito de subir a minha prova de ingresso, de forma a conseguir entrar. Pela nota do último candidato a entrar o ano passado, acho que posso ter esperança de entrar aqui no Porto, porém… e se não conseguir? Tenho que ter alternativas, mas como não quero alugar casa em lado nenhum, como é que faço? A Universidade do Minho também tem a licenciatura de psicologia e ouvi falar bem da faculdade, e também dava para estudar lá, enquanto continuava a morar na minha casinha… Decidi, então, comparar as duas faculdades, a do Porto e a de Braga. A diferença de cadeiras por semestre é abismal, estupidamente ridícula. O que, como é óbvio, me leva a crer que eu não sei mesmo pesquisar por estas coisas, se não, algo está muito errado no plano de estudos da FPCEUP, uma vez que se eu tiver realmente 8 cadeiras só no primeiro semestre, não posso sair da faculdade nem para vir a casa dormir. E depois não posso ligar para lá a esclarecer as coisas porque não tenho saldo no telemóvel ou telefone em casa. Life is great! Vou ter que ir para casa de alguém tratar dos meus “assuntos da faculdade”.

E depois, antes de estarmos mesmo lá, nós próprios dentro da faculdade, nunca sabemos como aquilo funciona a não ser que tenham um amigo que já lá esteja, no curso para onde vocês querem ir. Gostava de conseguir encontrar blogs de estudantes a falarem da faculdade, todavia, não consigo encontrar sequer um… Será que o pessoal assina um contrato a comprometer-se em como não fala ponta sobre o que se passa lá dentro?

(…5 minutos depois…)

Olá, de novo, pessoas! Acabei de encontrar um blog duma rapariga que anda na universidade. Acho que ela não fala exatamente do que eu quero saber, mas não interessa. Se encontrei um, hei-de encontrar mais. E, por favor, se souberem de algum, não hesitem em me mandar o link.

Agora que já demonstrei todo o meu (des)conhecimento, posso ir embora.

Até à próxima ♥

Comentários
Previous Post Next Post

♥ Vejam também ♥

No Comments

Leave a Reply