Follow:
Universidade & Estudos

Verdades e Mitos sobre a Universidade

verdades-e-mitos-sobre-a-universidade-cenasdumaraparigacomplicadaHello, hello, cutchis! ♥

Hoje decidi trazer um assunto engraçado aqui ao blog, que são as verdade e os mitos sobre a universidade. Isto porquê? Porque eu acho que hoje em dia as pessoas têm uma ideia muito errada sobre a universidade e os próprios alunos pensam que será uma coisa quando na verdade é outra. Vamos lá começar!

— A universidade é como se vê no American Pie

… Acho que nem preciso de dizer que é mito. Exceto, talvez, na semana da queima, aí já se pode dizer que é verdade.

— Os professores nunca sabem o teu nome

Esta é totalmente verdade. Os professores só decoram aqueles alunos que estão sempre na fila da frente a participar ativamente, ou os nomes das pessoas cujo género está em minoria. Por exemplo, no meu curso só se encontram um, dois, talvez três rapazes por turma, então é fácil para os professores fixarem os seus nomes.

— Quem anda na faculdade só pode escolher fazer 2 das seguintes 3 coisas: dormir, estudar, curtir.

Muita gente vai discordar de mim, mas eu afirmo de pés juntos que é mito! Eu acho que podemos fazer as três coisas sem qualquer problema. Só não as conseguimos fazer todas em simultâneo. É tudo uma questão de organização. Por exemplo, já toda a gente sabe que na semana da queima as escolhas são curtir e dormir. Mas na semana dos exames são estudar e dormir. Sessões de praxe que durem a noite toda, também toda a gente sabe que as escolhas são praxe e ir para as aulas a seguir. Dá perfeitamente para festejar durante o ano lectivo sem se reprovar às cadeiras todas, como também dá para estudar sem ser um nerd que não tem vida social.

— Praxe exclui as pessoas e/ou vice-versa

Falando da minha faculdade, eu digo que é mito. Nem a praxe exclui as pessoas não-praxistas nem vice-versa, porém há sempre pessoas que são exceções à regra. E quanto às outras faculdades, também não posso falar nada por não estar dentro do assunto, mas vocês podem-me contar como é na vossa universidade nos comentários ^^

— Pode-se faltar às aulas, só é preciso aparecer às práticas e aos exames

Verdade (e mito!). Ora bem, para muitos cursos é verdade que se faltarmos às aulas não há problema, só precisamos de estar nas aulas práticas e comparecer nos exames — se queremos passar, claro. Portanto eu cresci com o pensamento que se quisesse não precisa de pôr os pés nas aulas quando andasse na faculdade, mas isso não é verdade para todos os cursos, que é o caso do meu. Para começar, como somos poucos em Ciências da Educação, os professores notam, às vezes, quando falta alguém, mesmo que não saibam quem. O pior é que eles fazem questão de passar uma folha de presenças e se não estás na aula para a assinares, tens falta. Atingindo um certo número de falta, reprovas!

— Vais faltar muito mais às aulas

Apesar de todo o blá blá que vos contei acima, esta é totalmente verdade. Nem vou arranjar explicações para o porquê de vocês faltarem, garanto que irão surgir muitas!

— As aulas são em auditórios e são totalmente diferentes do ensino secundário

Outra verdade e mito… Vejamos: cursos com muita gente têm aulas em auditórios e cursos com pouca gente tem aulas em salas normais. Foi assim que vi o meu sonho de ter aulas em auditórios, como se vê nos filmes americanos, ir pelo ralo. Quantos às aulas serem diferentes da secundária… hmmm, mito! É igual, só muda a matéria, mas isso é óbvio.

— Na faculdade não é preciso estudar.

Mito, claramente! Sempre fui boa aluna, sempre fui aquela que estudava um, talvez dois dias antes dos testes e safava-se sempre com boas notas. Este ano? Cortemos o primeiro semestre, pois nesse até estive minimamente empenhada, mas no segundo semestre andei a brincar e o resultado foi que, apesar de ter passado, as minhas notas foram mesmo baixas. Pelo menos para o que eu sempre tirava. E o pessoal de psicologia também tem que estudar muito, portanto esqueçam lá isso de que vêm para a faculdade passear a pevide.

— Toda a gente fica bêbada quando anda na faculdade

Verdade, verdade, verdade! Não precisa de ser toda a gente ao mesmo tempo nem numa altura específica, mas garanto, o fantasma das bebidas está-vos a caçar e vai haver uma altura que não lhe vão escapar!

— Na praxe andam os burros que demoram o dobro do tempo a fazer o curso, não fazem nada da vida nem têm objetivos

Vou repetir o que disse no primeiro ponto:

… Acho que nem preciso de dizer que é mito.

Para começar, digam-me o que disserem, eu considero-me uma pessoa bastante inteligente e é verdade que reprovei a uma cadeira este ano, mas posso asseguro-vos que nada teve a ver com a praxe, foram razões puramente pessoais. Mas foi apenas a uma cadeira, o que significa que estou no segundo ano. E só para acabar a discussão, tenho-vos a dizer que os melhores alunos da minha faculdade são praxistas. Não, não fui eu que inventei isto, foi uma professora minha (que ainda por cima é anti-praxe) que disse numa das aulas.


Chegados ao fim eu pergunto: discordam de alguma coisa? Se sim, digam-me nos comentários e não se esqueçam de acrescentar algum mito ou verdade que eu não tenha escrito!

Para quem não sabe, eu vou de férias, durante uma semana, para o Algarve amanhã bem cedo, estando assim um pouco mais ausente, mas podem-me acompanhar pelo Instagram https://instagram.com/catarinagomes77/ e pelo Twitter https://twitter.com/catarinagomes77 as redes onde estarei mais presente!

Até à próxima ♥

Comentários
Previous Post Next Post

♥ Vejam também ♥

8 Comments

  • Reply Douglas Tybel do Guia da Monografia

    A parte da bebida foi massa! Realmente a Faculdade não é nenhum outro planeta não. Você deve se dedicar e procurar aprender da mesma maneira de qualquer outro nível de ensino. Parabéns pelo post e Sucesso!

    20 Janeiro, 2017 at 1:44
    • Catarina
      Reply Catarina

      Pois é, também acho! Muito obrigada, beijos :)

      3 Agosto, 2017 at 20:32
  • Reply Mariana Lima

    Minha querida maninha, as minhas aulas em psicologia são bem diferentes do meu secundário!! :P depende do curso mesmo, acho eu :)

    23 Agosto, 2015 at 21:55
    • Catarina
      Reply Catarina

      Por acaso não tinha mesmo noção disso, pensava que não eram, mana! o:

      26 Agosto, 2015 at 19:19
  • Reply Inês Graça

    Gostei do post! Mas tenho que discordar contigo em alguns pontos, mas lá está, isto é como tu dizes, varia de faculdade para faculdade e acima de tudo de pessoa para pessoa.

    Em relação ao famoso triângulo “dormir, estudar, curtir” acho isso a mais pura das verdades e tu própria disseste que é impossível fazer as 3 em simultâneo, logo estás a concordar com o “triângulo”, porque só podemos escolher 2… Se quisermos aproveitar todas as festas que a vida académica nos oferece, temos que deixar um dos outros “bicos” de parte, por exemplo. Mas claro, é como tu dizes, dá perfeitamente para ter boas notas e vida social, é preciso é organização!

    Também não concordo com “toda gente fica bêbeda”. Aliás, cheguei a ter uma caloira que tinha medo de ir a jantares de curso por medo disto. E a verdade é que se bebe muito, mas também se não o quiseres fazer ou tiveres a chegar ao teu limite, ninguém te vai obrigar a faze-lo.

    E por último (sou mesmo chata! ahah), infelizmente, as minhas aulas eram bastante diferentes do secundário.. Mas lá está, depende de cada curso!

    um beijinho e desculpa este comentário gigante! ahah

    Miss Grace
    Giveaway

    18 Agosto, 2015 at 0:06
    • Catarina
      Reply Catarina

      Olá Inês (:
      Não, quanto ao triângulo eu disse que não dá, literalmente, para fazer as 3 simultâneo, como também não dá para fazer duas, pois mesmo que só escolhas, por exemplo, dormir e estudar, não fazes as duas literalmente ao mesmo tempo, só podes fazer uma, percebes? Mas acredito que dá para equilibrar as 3.
      E sim, claro que ninguém obriga ninguém a beber, eu mesmo não sou, de longe, pessoa de beber muito, mas mesmo que o faça, é porque eu quero e porque me apetece, nunca porque alguém me pressiona. Mas acho que pelo menos uma vez, em alguma altura de toda a vida académica de alguém, a pessoa fica alegre. Para mim bêbado não é ficar de tal forma que nem se sabe o que se está a fazer.
      A sério? Como é que eram as tuas aulas? Fiquei mesmo curiosa, porque acho que na maioria dos cursos não deve ser muito diferente, mas a realidade é que eu só conheço os cursos da minha faculdade.
      Não tens nada que pedir desculpa pelo comprimento do comentário, adoro lê-los e é bom saber as opiniões dos outros, sendo ou não diferentes nas minhas, por isso, obrigada ❤
      Beijinhos ^-^

      18 Agosto, 2015 at 1:55
  • Reply Isy

    Concordo plenamente! Desmistificaste muitos mitos em volta da faculdade!

    Bjxxx

    16 Agosto, 2015 at 5:49
    • Catarina
      Reply Catarina

      inda bem que gostaste, obrigada!!
      Beijinhos ^-^

      18 Agosto, 2015 at 1:42

    Leave a Reply